DIARINHO Online

Pular para o conteúdo

13h46 - Sábado, 29 de Agosto de 2015.

Acesso do Assinante

Esqueceu a senha? Clique aqui.

JC

Blogs > JC > Blog do JC

Data de publicação: 28/08/2015 Comentários

PT peixeiro pede serenidade e apuração

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

O Partido dos Trabalhadores de Itajaí comunga o sentimento com a comunidade de Itajaí em sua indignação com os desmandos e falcatruas que vem acontecendo na Prefeitura desta nossa maravilhosa cidade. Sugerimos serenidade e profundidade na apuração dos fatos e nenhuma precipitação ou pré-julgamento para não ensejar injustiças, mas rigor nas apurações e na imputação das responsabilidades comprovadas.

Lembramos que as vésperas da eleição municipal de 2008, fomos objeto de uma ação intempestiva e mal intencionada de agentes judiciais e policiais contra o nosso governo e que tinha a clara e inequívoca intenção de impedir a recondução do então prefeito Volnei Morastoni de mantê-lo no cargo por mais 4 anos. Naquela ocasião, as ações de policiais comandados por um magistrado, urdiram nas penumbras dos seus gabinetes uma operação que viria provocar o maior estelionato eleitoral da história da cidade. Naquela ocasião, não havia indícios fortes o suficiente e os agentes não conseguiram constituir provas materiais, a não ser alguns indícios nada consistentes obtidos de forma ilegal em grampos telefônicos. A operação acabou anulada. Todos foram inocentados, e diversas pessoas que foram envolvidas naquele evento já obtiveram da Justiça sentenças de indenização por danos materiais e morais. Resultou daquela fatídica e insana ação apenas uma condenação: a do juiz que ordenou e articulou aquela operação, que foi condenado e aposentado compulsoriamente. Todos os demais foram inocentados e buscam hoje a reparação judicial pelos danos causados a eles e seus familiares.

Por isso, recomendamos serenidade e profundidade na apuração dos fatos. Com relação à operação Parada Obrigatória, nos parece que os fortes indícios já se transformaram em evidências e com provas muito consistentes.

Já na operação Dupla Face os indícios são eloquentes e certas evidências já apontam para a existência de uma profunda chaga de corrupção e malversação do erário público no coração do governo municipal do senhor Jandir Bellini e seu partido, o PP. A espinha dorsal do governo está presa ou afastada. Um prefeito não entrega a chave do Cofre (Fazenda), o ordenamento do crescimento da cidade (Planejamento Urbano), a gestão do orçamento (Orçamento e Gestão), a gestão das obras que pretende realizar (Obras), a construção das casas para o povo (Habitação) e, principalmente, a definição da legalidade das ações do governo (Procuradoria) nas mãos de quem não confia. Ou algum criador de galinhas contrata a raposa para cuidar do seu galinheiro?

Não resta dúvida de que podemos pensar que: se a espinha dorsal do governo está podre, todo o governo pode estar contaminado, comprometido e doente.

Por isso recomendamos serenidade e profundidade. Não queremos que se repita a injustiça da qual fomos vítimas no passado recente. Mas exigimos das autoridades policiais e judiciais que tudo, absolutamente tudo, seja investigado com rigor e que a sociedade Itajaiense seja ressarcida do que lhe pertence e os malfeitores sejam devidamente penalizados.

Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itajaí.







Data de publicação: 27/08/2015 Comentários

Lino

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O vereador Fredolino Alfredo Bento, o Lino (PMDB) do outro lado da vala, em contato com o socadinho escriba, afirma que o vereador Samuel Paganelli (PSDB) subscreveu o projeto de emenda à lei orgânica para manter em 10 cadeiras e não aumentar para 15, como queriam a Norminha (PR) e o vereador Murilo Cordeiro (PT). Projeto de autoria do peemedebista.

Autor
Lino, lembra que ele é o autor do requerimento e, que seria votado na sessão da última quinta-feira, um requerimento que solicitava a realização de uma audiência pública pra discutir o tema. Os vereadores Liço Ricobom e Paganelli fizeram a proposta de retirar e, votar o projeto, que acabou com oito votos favoráveis, com duas abstenções: Norminha e Murilo. 







Data de publicação: 27/08/2015 Comentários

Notificação

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A presidência da casa do povo peixeiro, emitiu notificação ontem, aos líderes de partidos para que indiquem os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar os fatos relativos com a investigação da Operação Parada Obrigatória.

Cinco
A CPI será formada por cinco membros, sendo que os partidos PP, PSD, PMDB e PT terão uma cadeira cada. A última vaga é destinada aos partidos com apenas um representante na piramidal casa do povo. Há quem diga que pode ser ocupado pelo PR do engomadinho, Clayton Batschauer.

Prazo
Os líderes dos partidos com representantes no legislativo peixeiro terão até cinco dias úteis para a indicação. Caso o prazo seja ultrapassado, o desassossegado presidente Pi7 terá dois dias úteis para a nomeação. A Comissão iniciará os trabalhos após a publicação do ato que vai designar os membros, e terá 60 dias úteis prorrogáveis por mais 45 dias úteis pra concluir a bronca, digo inquérito.







Data de publicação: 27/08/2015 Comentários

Visitinha

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


Luciano Nunes, também conhecido como ‘Lasanha’, acusado por um incêndio em duas carangas que estavam no pátio do Fórum da Capital da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú, em outubro do ano passado, foi preso na casa do povo da Maravilha do Atlântico, esta semana, no momento em que visitava o gabinete do vereador Elton Garcia (PMDB).

Assustado com a sombra
Elton Garcia foi preso durante a operação “Trato Feito”. Luciano foi preso em flagrante por tráfico de drogas e pelo incêndio, indo direto pro presidio da Canhanduba. O vereador Elton que anda assustado com a própria sombra, com as investidas do Ministério Público, tratou de amenizar a visita, digo, o fato, durante entrevista concedida para uma emissora de rádio.

Amenizar
Elton, afirmou que a câmara tem as portas abertas ao público e que não pode controlar a visitação deste ou daquele sujeito, porque por suposição, todos devem ser bem vindos naquele espaço, que as pessoas andam até receosas de frequentar, porque ultimamente tem sido os locais mais propícios para aguçar a repercussão pública.







Data de publicação: 25/08/2015 Comentários

Emplumados em Itajaí

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

Na tarde de sábado o PSDB catarinense promoveu seu seminário regional em Itajaí, na casa do povo peixeiro. O seminário é prestação de contas e o início do planejamento do deputado Marcos Vieira para as eleições de 2016.

Ninho cheio
Mais de 400 líderes emplumados, presidentes, prefeitos, vices, vereadores, secretários, curiosos, baba ovos e pré-candidatos de toda a região marcaram presença no bate-papo. Estiveram presentes também os deputados Marco Tebaldi, Leonel Pavan, Marcos Vieira e Serafim Venzon, além da prefeitada bicuda da região: Luzia Coppi, Evandro dos Navegantes e Leonel Martins...

Candidato
Durante o bate papo na piramidal casa do povo, os diretórios locais que apresentaram seu planejamento e o presidente do PSDB peixeiro, Robson Coelho, confirmou que em Itajaí o partido terá candidato a prefeito.


Fotos






Data de publicação: 25/08/2015 Comentários

Baixa

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


No momento em que o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP) anunciava em entrevista coletiva com a imprensa, os cortes para o ajuste econômico da prefa peixeira, o GAECO, iniciava em paralelo, mais uma operação no paço, em secretarias e na casa do povo peixeiro.

Facilidades
A operação desta vez foi denominada “Dupla Face”, onde segundo o Ministério Público, agentes públicos criavam dificuldades na liberação de alvarás, para depois venderem facilidades para regulamentação nos órgãos públicos acusados pelo esquema. Segundo o Ministério Público, são oito pessoas presas na operação coordenada pelo promotor Jean Michel Forest, chefão do Gaeco na região.

Mandados
Ao todo foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, empresas, escritório de advocacia e casas de investigados nas citys de Balneário Camboriú, Bombinhas, Gaspar e Itajaí, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Itajaí, sobre a responsabilidade da juíza, Dra. Sônia Maria Mazzetto Moroso Terres.

Acusados
Em Itajaí foram detidos o procurador geral do município, Rogério Ribas; o secretário de Urbanismo, Paulo Praun; o secretário de Habitação, Sadi Pires e o secretário do Planejamento, barbudão Douglas Cristino, vereador licenciado pelo PSD.

Afastados
O secretário da Fazenda, Marcos Andrade e o secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, também foram afastados de duas funções pela justiça. As acusações são de corrupção passiva e ativa, concussão, advocacia administrativa e associação criminosa. As medidas obedeceram

No olho da rua
O alcaide Jandir Bellini (PP), que dias atrás já havia solicitado ao presidente do legislativo, Luiz Carlos Pissetti (DEM), que não houvesse restrições para abertura de uma CPI na casa do povo peixeira, sobre os rolos denunciados na Codetran, ontem se disse perplexo após a coletiva pra marcar os cortes e medidas de contenção de despesas.

Bagaço
Com o catatau de denúncias envolvendo o seu governo, Bellini, decidiu deixar de lado o direito da ampla defesa e também partir para o ataque, determinando a exoneração imediata de todos os envolvidos no lamaçal. JB cansou de descascar o abacaxi, enquanto os outros fazem o suco e lhe deixam o bagaço.

Casa
Na casa do povo peixeira o alarde foi grande, o pessoal que toma café todos os dias, deixou até a xicara na mesa quando disseram da entrada de uma força do Gaeco no local. Os fardados cumpriram mandatos de busca e apreensão de documentos no gabinete do vereador Afonso Sereno Arruda do PMDB.

Nota
Ainda ontem a assessoria do vereador Afonso, divulgou nota comentando a operação em seu gabinete, afirmando que o parlamentar estava licenciado do cargo efetivo de auditor fiscal e que tava despachando na câmara de vereadores e, que, também estava à disposição para colaborar com as investigações.

Quem fez que pague
É triste para o munícipio e, mais ainda para o povo que labuta dia-a-dia para desenvolver a nossa cidade. Não estou aqui pra julgar quem quer que seja, contudo, se alguém buliu com a coisa pública, ou meteu a mão no baleiro, tem que ser responsabilizado.

Tirando da reta
O legislativo da Avenida Abraão João Francisco, a popular Contorno Sul correu para minimizar os efeitos negativos com a segunda visita do Gaeco em pouco mais de um mês, emitindo nota pública, afirmando que a casa não tinha nada com a operação que estava sendo deflagrada somente no gabinete parlamentar do vereador Afonso Arruda, que também é membro da Comissão de Ética da piramidal.

Apagou
A operação Dupla Face, apagou o anúncio na manhã de ontem, durante a coletiva à imprensa, onde o prefeito nominou as medidas pra economizar R$ 13,5 milhões, elencando desde a exoneração de cem barnabés até o corte de salários da ordem de 10 a 30%. Diminuição da frota alugada de carangas, celulares e, a implantação de turno único a partir de setembro, das 13 às 19h, também faz parte das medidas de arrocho.

Compactando
Além do enxugamento de despesas, também estaria em estudo projeto há ser encaminhado à câmara de vereadores pra que seja feita a junção de secretárias, também com o intuito de gerar economia aos cofres públicos. 







Data de publicação: 24/08/2015 Comentários

Pegando fogo

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

A segunda-feira amanheceu pegando fogo em Itajaí. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), bateu logo cedo na prefa de Itajaí e na câmara de vereadores.

As informações ainda imprecisas, dão conta de que teria rolado prisão de secretário de primeiro escalão do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Além de encaminhamentos de bagrões para depoimento. 







Data de publicação: 15/08/2015 Comentários

CPI

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


Com a situação se complicando a cada dia com relação ao vereador preso na Operação Parada Obrigatória 2, José Alvercino Ferreira (PP), as excelências excelentíssimas de oposição aumentaram a cada sessão o tom das críticas disparadas no lombo do governo do paço da Vila Operária.

Abrir
Na sessão de quinta-feira, os quatro parlamentares de oposição ingressaram com pedido para mesa diretora, pra abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI da CODETRAN, para investigar os fatos relacionados com a Operação Parada Obrigatória, deflagrada pelo Gaeco em Itajaí e que envolve barnabés e políticos peixeiros.

Grave
A minha musa BBB, Anna Carolina (PRB), o vermelhinho Thiago Morastoni (PT), o teatcher José Acácio da Rocha (PSDB) e Giovane Félix (PT) botaram a assinatura no requerimento, que deverá ser votado em plenário na sessão da próxima terça-feira. Os vereadores Dedé da Murta (sem partido) e Osvaldo da Mancha Branca Mafra (SD), também assinaram o pedido de CPI.

Saia justa
A maioria da base governista não assinou a solicitação, que precisaria de sete votos para ser instituída uma CPI automaticamente, como determina o regimento interno da piramidal casa do povo. Para tentar amenizar o desgaste público ainda maior na imagem do legislativo, os parlamentares da base governista correram nesta sexta-feira, e protocolaram também um pedido para ser estrebuchada a abertura de CPI.

Promete...
A informação chegou para este articulista pançudo perto das sete horas da noite, quando fazia o fechamento da coluna para ser enviada ao jornal mais lido do sul do mundo. A sessão desta terça-feira deve ser imperdível







Data de publicação: 14/08/2015 Comentários

No comando

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


Após acertar os ponteiros com o ex-deputado estadual Joares Ponticelli, o turco-careca, deputado federal, Esperidião Amin, deve ser conduzido para comandar a sigla na Santa & Bela, durante a convenção estadual do PP, prevista para o dia 29 de agosto.

Fortalecer
A intenção de Amin é fortalecer os progressistas para disputar o governo do Estado em 2018. Alguém duvida que Amin seja candidato? O turco tem gás e papo de sobra para o programa eleitoral gratuito, conhece os números de cabo a rabo de SC, como poucos, às vezes parece até que está chutando, mas a convicção que sustenta sua fala acaba por fazer do Expeludão, um dos melhores oradores que conheço.







Data de publicação: 14/08/2015 Comentários

Nem te ligo!

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


Em meio a uma série de denúncias e pessoas da prefa da praia mais desejada do sul do mundo, indiciadas por supostos crimes de corrupção, a casa do povo da Maravilha do Atlântico aprovou esta semana a criação de uma nova estrutura de cargos pra abrigar um monte de cargos e, gerar mais despesas pra prefa do alto da Dinamarca.

Inchando
A nova pasta com nome quilométrico: secretaria de Controle Governamental e Transparência Pública do Município de Balneário Camboriú, tem como atribuição assegurar o bom gerenciamento dos negócios públicos, aprimorando a prestação de serviços com economicidade, afirma o texto do projeto, embora eu já tivesse como convicção de que o bom gerenciamento dos recursos públicos deva ser praxe, não politicagem.

Cassação
Depois que o Tribunal Superior Eleitoral manteve a decisão da cassação dos burgomestres de Brusque, Paulo Eccel (PT) e de Penha, Evandro dos Navegantes (PSDB), mesmo ainda cabendo recurso, as casas do povo destas cidades andam agitadas, por conta de que seus presidentes podem assumir as respectivas prefas e dão um novo tom nos municípios.

Agarrado na cadeira
Em Brusque o presidente da casa do povo da capital do tecido e da pronta entrega, Roberto Prudêncio (PSD), já sentiu o gostinho estofado da poltrona mais confortável do paço, e tenta manter-se no cargo através da dona Justa.

Dança das cadeiras
Já na capital do Marisco, em Penha, se não reverter a decisão do TSE, a cadeira do emplumado Evandro dos Navegantes, pode afundar, digo, ser ocupada pelo então presidente do Legislativo, Felipe Schmidt, o Felipinho que é pré candidato do PSD ao paço.







Data de publicação: 13/08/2015 Comentários

Socorro! Socorro!

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A bandidagem alvissareira que por aqui campeia, invadiu a Univali no final de semana e fez a limpa no cofre e nos caixas eletrônicos de uma agencia bancaria localizada dentro da instituição, como já noticiou a mídia.

É só mais um demonstrativo de que a coisa tá feia! O governo do estado tem que melhorar as condições dos policiais peixeiros e, aumentar o efetivo tanto da PM quanto da Policia Civil. Que fazem o possível e impossível pra nos proporcionar segurança. Novela sem fim, infelizmente...







Data de publicação: 13/08/2015 Comentários

Baga na linha

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A dama de ferro no PMDB peixeiro e secretária regional, Eliane Rebello fez uma festança na semana passada pra comemorar o seu aniversário. Quem foi muito agraciado e lembrado como possível candidato a prefeito na sucessão do prefeito JB foi o Omar Bernardino, o Baga.

Prefeito...
Os puxas do manda-brasa, dizem e defendem como um nome novo, que não tem nenhum tipo de embaraço, é Itajaiense, trabalhou a vida inteirinha na dona Celesc, tem dinheiro e não precisa se preocupar com nada e tem respeito da sociedade Itajaiense. Hummmm...







Data de publicação: 13/08/2015 Comentários

Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come...

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


Esse foi o dilema enfrentando pelo ex-presidente da casa do povo de Piçarras (2013/2014), Serginho Maia (PSD). Após uma avalanche de acusações encabeçadas pelo partido do ex-prefeito Umberto Teixeira, o Pinguim, do PP, Serginho não aguentou o rojão e renunciou ao seu mandato de vereador.

Número cabalístico...
A decisão foi lida na sessão da câmara de terça-feira, 11, - como noticiou o DIARINHO - número cabalístico da sigla progressista. Na justificativa pra picar a mula, ops, a renúncia, o parlamentar não desceu do pedestal. Alegou apenas que sofria de depressão. Serginho não compareceu a sessão e quem leu o ato de renúncia da assessora de imprensa da câmara.

Putz!!!
A renúncia foi pedida na mesma sessão em que o parlamento votaria um pedido de abertura de CPI contra Serginho. A denúncia do Partido Progressista, se baseia numa movimentação financeira irregular da conta bancária do legislativo, com destinação de R$ 741 mil para uma ilusória aplicação em poupança e posterior saque para utilização pessoal, em 2014.

Bicho ia pegar!
Segundo os progressistas - que são orientados cegamente por uma ave aquática de terras frias, a denúncia revela ainda que R$ 31 mil não foram devolvidos pelo ex-presidente. Se fosse aprovada, a denúncia renderia a abertura da CPI contra o ex-presidente e até uma possível cassação de mandato. Logo, se ficasse o bicho pegava.







Data de publicação: 11/08/2015 Comentários

De olho em 2016

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A prefeita de Bombinhas, a bonitona Paulinha da Silva (PDT), e o vice Paulo Dalago, o Paulinho Bagual (PTB) parecem já estar em campanha para o ano que vem. Na noite de terça-feira, a dupla sertaneja firmou uma importante aliança com o PSD.

Deputado na área
Quem veio selar o apoio foi o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), que contou com lideranças do PDT local, como a presidente da casa do povo, Lurdinha Matias, e a vereadora Miriam Victorero. A aliança foi bastante comemorada pela Paulinha, que postou fotos do evento em sua página no Feicibúqui.

Discurso
“Não negociamos cargos, não houve promessas, e muito menos conversas que não possam ser divididas com todas as pessoas. Por isso comemoramos, e agradecemos muitíssimo esse importante reforço dos filiados do PSD nessa luta diária de cuidar de Bombinhas!”, vibrou Paulinha.

Racha na city
Quem olha de longe acha a aliança normal, mas não é bem assim. É que uma das grandes figuras do PSD na Capital da TPA, a vereadora Maria Julia Emilio, não estava no evento e nem apoiava o entrelace de seu partido com o da prefeita.







Data de publicação: 11/08/2015 Comentários

Na TV

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O governador com cara de padreco, Raimundo Colombo (PSD) foi sabatinado no último domingo a noite no programa Canal Livre da Band e falou bonito. Colombo e o governo vendem em comerciais que Santa Catarina é um estado que vai de-vento-em-popa, alheio a crise medonha que desemprega e fura o bolso do povão. O discurso foi mantido na entrevista no Canal Livre.

Na vida real
Se for ver a fila de desempregados que se estrebucha na frente do Sine de Itajaí, todo dia, entretanto, nota-se que é melhor viver na propaganda do governo estadual do que na vida real. O mesmo se pode falar em segurança pública, que na Santa & Bela é um caso de polícia.

Perguntar não ofende
O Raimundão falou do inchaço da máquina pública. Então, por que não acaba com as secretarias de Desenvolvimento Regionais? Santa Catarina tem uma estrutura administrativa gigante, que o próprio Colombo chamou no passado de “cabide de emprego”.

Lá e aqui
Apesar das críticas ao sistema, Colombo poupou o governo da tia Dilma Rousseff (PT), do qual é apoiador. Resta transformar esse apoio, em vantagens para o Estado que precisa investimentos federais para continuar a ser o que Colombo prega. O Porto de Itajaí, por exemplo, sofre por um problema que está para ser resolvido em Brasília, entoncê...

Jogou pra plateia
Em todo caso, pra quem assistiu na noite de domingo, o homi falou bonito pra caramba. Pregou o fim dessa partidalhada e disse que o estado brasileiro foi feito pra não funcionar. Ou seja, o que todo mundo está careca de saber, mas que é sempre bom ouvir alguém de peso dizer na TV. Resta colocar a teoria na prática. E é aí que está o ‘probrema’.







Site auditado pelo IVC

Política de privacidade | Termos de uso | Central do assinante | Dúvidas frequentes | Anuncie | Mapa do site | Expediente | Fale conosco

  Curta o DIARINHO no Facebook DIARINHO 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

www.diarinho.com.br