DIARINHO Online

Pular para o conteúdo

06h09 - Sexta-feira, 27 de Março de 2015.

Acesso do Assinante

Esqueceu a senha? Clique aqui.

JC

Blogs > JC > Blog do JC

Data de publicação: 20/03/2015 Comentários

Encontro de bocudos

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A vereadora e presidente da casa do povo do outro lado da vala, a Norminha Espindola, a Norminha Calada (PR), esteve na piramidal casa do povo, na tarde de ontem. Visitou apenas o gabinete do bocudo vereador Zé Alvercino (PP). Estava acompanhada da sua bela assessora e confidenciou ao socadinho, que veio buscar subsídios com o bocudo do Zé pra emplacar projetos interessantes em Navega-City.

Não bate
Norminha, que não guarda a língua dentro da boca, questionada, parece que não bate a lata com o vereador e, presidente do PR de Itajaí, o engomadinho Clayton Batschauer. Fazendo um sinal de que ele teria o queixo empinado. Credo! Outra visita de Norminha foi para o chefe de gabinete da prefa, Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho. Hummmm...

Foto - Davi Spuldaro/CVI. 


Fotos






Data de publicação: 19/03/2015 Comentários

VIP Solidário

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra



Na outra Volvo,em 2012, Itajaí ganhou o prêmio mundial de sustentabilidade pelo belo trabalho de meio ambiente realizado. Mas outra ação paralela ao evento foi muito elogiada por aqui e pelos que vieram de fora: o VIP Solidário, que ajuda entidades que prestam valioso trabalho assistencial na cidade. Uma bela sacada do então coordenador do evento, o bigodudo Amilcar Gazaniga, que inventou o jeito papa-siri de fazer evento internacional.

Lançamento

O VIP Solidário desta nova edição que está chegando vai ser lançado hoje na Câmara de Vereadores de Itajaí. Contribuindo com 25 reales o interessado ajuda as entidades e tem acesso diferenciado às atrações da Volvo. Para ser VIP, e solidário, basta ir ao Paço Municipal, no átrio, a partir de amanhã, e contribuir. Então vamos lá pessoal!
 







Data de publicação: 13/03/2015 Comentários

Bate e quer ser amigo?

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

No te entendo?
Complicado entender o vereador e pitbull do prefeito Pirica no legislativo balnear, Marcelo Achutti, o Quero, Quero (PP), que lançou uma nota de repúdio contra o governador Raimundo Colombo por conta do hospital Ruth Cardoso. Tudo certo, bacana, se no final da nota de “repúdio”, ele não solicitasse que o Raimundão fosse parceiro da city. Veja a nota no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.

Por outro lado...
...pode se dizer que com erros e acertos, virtudes e defeitos, que o Quero, Quero tem sido bem melhor que ao mestre que, hoje, segue e defende com unhas e dentes. Enquanto falta maturidade politica ao homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), encastelado no paço dos altos da Dinamarca, Achutti tem se mantido cortês no trato. O que falta ao Pirica que vive cercados de puxas que não lhe dizem que o rei está nu, e que não sabe administrar às criticas.

Leia abaixo a moção de repúdio do Quero, Quero:


Excelentíssimo Senhor Presidente,


O Vereador que esta subscreve requer a Vossa Excelência, ouvido o Plenário na forma regimental, o encaminhamento de ofício ao GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA, na pessoa do seu representante, o GOVERNADOR DO ESTADO Senhor RAIMUNDO COLOMBO, contendo os termos da seguinte MOÇÃO DE REPÚDIO:

“REPUDIAMOS o Governo do Estado de Santa Catarina, na pessoa de seu Governador o Senhor Raimundo Colombo, pelo descaso no repasse de verbas para o custeio e manutenção do Hospital Municipal Ruth Cardoso – HMRC, como única unidade hospitalar em funcionamento na região.


JUSTIFICATIVA

Até a abertura do Hospital Ruth Cardoso, que ocorreu em outubro de 2011, o Município de Balneário Camboriú contava apenas com o Hospital Santa Inês para os atendimentos aos pacientes do SUS, uma fundação hospitalar privada que atendia particular também a planos de saúde e particulares.
A época, as cidades vizinhas contavam com hospitais em funcionamento, como era o caso dos Municípios de Camboriú e Itapema. O Hospital de Camboriú chegava a atender pacientes do nosso Município, em especial em sua maternidade, Itajaí, o já tradicional Hospital Marieta Konder Bornhausen também prestava grande parte dos atendimentos infantis através da Unidade Hospitalar Pequeno Anjo, e os Hospitais de Navegantes e Penha encontravam-se em melhores condições os dias atuais.

Coincidentemente, logo após a abertura do Hospital Municipal Ruth Cardoso em nosso Município, estas unidades começaram a passar por problemas estruturais, e como o HMRC é o único da região com atendimento exclusivo ao SUS, acaba por receber toda esta demanda, atendendo, na falta deste serviço de saúde fundamental das cidades vizinhas, esta sobrecarga de atendimentos, levando o Município de Balneário Camboriú a se responsabilizar pelos investimentos no sistema hospitalar local, por atender os municípios da Região da Foz do Itajaí até Tijucas.

Em pouco mais de três anos de funcionamento o Hospital Municipal Ruth Cardoso tem registrado atendimentos a pacientes de mais de dez cidades da região, dentre elas; Tijucas, Itapema, Navegantes, Bombinhas, Itajaí, Camboriú, requerendo o investimento mensal por parte do município na ordem de aproximadamente R$ 3 milhões ao mês, totalizando R$ 36 milhões por ano. Não há como custear contas dessa envergadura somente com orçamento próprio do município de Balneário Camboriú
Entre 2013 e agosto de 2014 o HMRC realizou mais de 100 mil atendimentos no Pronto Socorro, principalmente de pacientes atendidos pelo Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência-SAMU, do total, 11,5 mil, somente de internações. Os atendimentos a pacientes residentes fora do município correspondem a cerca de 40% do número total.

O hospital recebe diariamente pacientes para os mais variados tipos de atendimentos, consultas de especialidades e em geral, de maternidade, realização de exames eletivos como Raios-X, Tomografia e Ultrassonografia. De acordo com a administração do da Unidade Hospitalar, além dos tratamentos especializados, há também o acompanhamento do paciente com outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas entre outros.

A prefeitura municipal tem buscado recursos junto ao Governo Federal, formalizando nos últimos anos diversas solicitações de apoio financeiro, na tentativa de garantir que pelo menos 50% do custeio e manutenção mensal do hospital venha a ser assumido pelo Governo Federal, não recebendo nenhum retorno das autoridades competentes.

No ano de 2013 o Governo assume a responsabilidade de repassar um total de oito milhões para manutenção do Hospital, deste total, pouco mais de quatro milhões foram repassados e o saldo até hoje o Município não tem notícias. Não é comum a prática do repasse de verbas para Hospitais Municipais pelo Governo do Estado, daí o seguinte questionamento, se os pacientes dos municípios vizinhos são, na sua maioria, atendidos em Balneário Camboriú, o município tem feito o trabalho do Governo do Estado, prestando auxílio ao Estado de Santa Catarina no atendimento à saúde, porem o inverso não acontece por parte do Governo Estadual.

Acreditamos que, em havendo sincronismo de ações ente o Governo Estadual e os Municípios quem ganha é a população, não somente de Balneário Camboriú, mas de todo o Estado e até o país, já que, como cidade turística, nos sentimos na obrigação de oferecer o melhor atendimento aos pacientes que buscam tratamentos de saúde. Portanto, os investimentos do Governo de Santa Catarina não trariam benefícios apenas para a Cidade e sim, a todos os que nos visitam e aos residentes em municípios vizinhos e tem neste nosocômio sua única alternativa de atendimento.

Não é justo que a população de Balneário Camboriú pague essa conta, para tanto, este Vereador encaminha a Vossa Excelência um apelo, para que seja um parceiro de nossa cidade nesta luta, cumprindo o compromisso firmado com a atual administração municipal e que até o momento não foi honrado, não permitindo, assim, que uma Unidade Hospitalar desta proporção permaneça atendendo a toda região nas condições precárias em que se encontra. ”



                                                Balneário Camboriú, 10 de março de 2015
                                                    VEREADOR MARCELO ACHUTTI
                                                                 BANCADA PP







Data de publicação: 13/03/2015 Comentários

Quietinhos, quietinhos...

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O ex-deputado federal, João Pizzolatti pediu pra deixar o cargo de vice-presidente da sigla. Teria sido um alivio e, há quem garanta que iriam lhe destituir. Contudo, não se ouve vozes dentro do PP pedindo sua cabeça. O problema é que muitos do PP e de outras siglas teriam, segundo os linguarudos de plantão, recebido “ajuda” pra se elegeram. Daí...







Data de publicação: 13/03/2015 Comentários

Terá candidato

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

 

 O socadinho escriba almoçou no dia de ontem, com a prefeita em exercício, Dalva Rhenius (PSB) e sua fiel escudeira, Marli. Conversa vai, conversa vem... Dalva afirmou que sua sigla terá candidato (a) na majoritária. Mas, não apontou um nome. Acredita, inclusive, que quem diz hoje, que é canddato a prefeito, está colocando a carroça na frente do cavalo... 


Fotos






Data de publicação: 13/03/2015 Comentários

Conselho Tutelar

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

Vimos por meio deste, esclarecer a respeito de proposta de alteração da Lei Municipal que trata sobre Processo de Escolha do Conselho tutelar:

A ideia trazida a partir da Lei 12.696/2012 e elucidada pela resolução 170 do CONANDA é de realizar e construir uma uniformidade do processo eleitoral em todo o país, nesse sentido orienta questões relacionadas a todo processo, que agora é eleitoral, e diante de todos os fatos, no município, o órgão competente e deliberativo a esse respeito é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que se debruçou a mais de dois anos em discussões, estudos e deliberações que culminaram numa proposta ao Executivo. Essa proposta retira a reserva de vaga, assunto em questão, à medida que segue as normativas e orientações, que entende o Processo de Escolha como um processo eleitoral seguindo os moldes já existentes, especialmente no que se refere a comunidade realizar um voto apenas e os conselheiros mais votados serem os Eleitos Titulares e seus respectivos suplentes.
Em Itajaí, o processo de escolha dos conselheiros tutelares é feito por meio do voto direto da sua comunidade. Nota-se que atualmente há reservas de vagas para os seguintes profissionais: assistente social, pedagogo, advogado, psicólogo, e um membro da comunidade. Quando fazemos essa divisão, automaticamente concordamos que no Conselho Tutelar, temos apenas 01 membro da comunidade e o restante, pessoas formadas, com conhecimento e “estudo”. Isso vai contra ao que a legislação coloca em relação a função e o objetivo das criações dos Conselhos Tutelares, que são pessoas da comunidade que representam essa comunidade e trabalharão em prol dos direitos das crianças e adolescentes. Todos devem ser membros da comunidade e se tiverem formação em alguma área, muito bom, porém se não tiverem deverão apresentar experiência comprovada no trabalho com crianças e adolescentes e saber que seu trabalho será baseado no Estatuto da Criança e do adolescente, nas demandas do dia a dia, das dificuldades da sua comunidade e das políticas públicas existentes.
Nota-se que há muito tempo esse formato acontece em Itajaí, e não se percebe um avanço, ou um atendimento mais qualificado devido às pessoas serem formadas nas áreas pré determinadas. O que acontece é que conselheiros se dividem em funções e acabam usando suas profissões para seus atendimentos, o que não está previsto em lei, pelo contrário, o que é vedado ao Conselheiro Tutelar. Ademais, o que podemos dizer é que o Conselheiro Tutelar deve ter bom conhecimento da rede de serviços e uma boa inserção com a comunidade, à medida que seu trabalho é identificar situações de violação de direitos e com isso encaminhar aos serviços da rede e requisitá-los, pois se trata, neste caso, de um órgão encaminhador e não de atendimento profissional.
A população tem direito a escolher um Conselheiro Tutelar que a represente e não ser obrigada a votar em alguém apenas porque “deve” escolher 1 psicólogo, por exemplo. Em nossa cidade temos um formato arcaico, antidemocrático e facilitador de criações de chapas e pontes para cargos políticos, o que não caracteriza um processo de escolha legítimo, muito pelo contrário, dificulta inclusive a realização do processo de escolha, a medida que a comunidade necessita fazer cinco votos no dia da eleição e não apenas um.
Considerando todos esses fatores, e a criação de um novo conselho tutelar, teríamos a escolha de 10 novos Conselheiros titulares e 10 suplentes, com nível superior, sendo considerado a escolha daqueles que obtiverem maior votação. No caso dos suplentes, na medida em que houver vacância de um titular entra o 1º suplente, na vacância de outro, o 2º suplente e ai sucessivamente.

Atenciosamente,
 

Fernanda Cristina da Luz
Presidente COMDICA







Data de publicação: 11/03/2015 Comentários

Marcou presença

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O ex-deputado federal e presidente estadual do PSB, Paulinho Bornhausen esteve na manhã de ontem, em Itajaí, onde participou da abertura da Volvo Ocean Race, junto com o ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), o coordenador da regatona, Alexandre dos Santos, entre outros abobrões.

Autoestima
Paulinho veio participar do evento que ajudou e muito que se tornasse realidade e, que fez com que a cidade redescobrisse sua imensa vocação para os esportes náuticos e, elevou a autoestima dos itajaienses que puderam participar da regata que hoje é uma das mais importantes provas náuticas do mundo.

Analisando
Questionado sobre o burburinho de ter seu nome ventilado como possível candidato a prefeito em 2016, Paulinho disse ser “movido a desafios” e, que está analisando com extrema seriedade essa possibilidade. Lembrou, contudo que independente de ser ou não candidato estará muito presente no pleito e, vai continuar trabalhando para o fortalecimento e desenvolvimento de Itajaí.

Futuro
Paulinho fala em desafio do futuro, em colaborar para que Itajaí continue se desenvolvendo com propostas nesse sentido. Lembra que não se pode e não quer discutir o que não foi feito, mas o que há por ser feito e a construção necessária nesse sentido. “Itajaí chegou ao que é hoje, por todos os prefeitos que comandaram o munícipio”, contextualiza. 


Fotos






Data de publicação: 11/03/2015 Comentários

Convidado

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O vereador barbudão e presidente do PSD, Douglas Cristino, afirmou ontem que foi convidado pelo prefeito Jandir Bellini, para assumir a superintendência da Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (Famai), mas não disse nem sim e nem não. E, que seu maior objetivo é trabalhar pelo engrandecimento da sigla. Lembra que já foi abobrão do governo JB, quando comandou a subprefeitura de Cordeiros, em 2000.

Não falou
Douglas, diz que ainda não conversou com Renato Ribas que é o primeiro suplente e, acredita que se realmente confirmar sua ida pra Famai, quem deve assumir a cadeira é o segundo suplente, Vinício Amorim. Ribas, não vai querer largar o Instituto de Previdência de Itajaí (IPI), onde tem status de secretário, pra se incomodar na piramidal casa do povo.


Fotos






Data de publicação: 09/03/2015 Comentários

Novo documento

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O ministro da Pesca, Helder Barbalho, sinalizou aos integrantes do Fórum Parlamentar Catarinense que um novo documento deve ser editado com as normativas frente à portaria 445 do Ministério do Meio Ambiente, que tanta dor de cabeça provocou por proibir a pesca de trocentas espécies. O que gerou um protesto de empresários e pescadores, fechando a boca da barra no início do ano.

Da Univali
O ministro Barbalho revelou, que em consideração a posição de Santa Catarina no setor pesqueiro nacional, o estado contará com um representante na Gestão do Ministério, através da indicação do prof. Roberto Warlich para o cargo de Diretor de Pesca Industrial de uma das secretarias do Ministério. O professor Roberto é da nossa Univali, campus de Itajaí.

Uma pá
Além dos deputados do Fórum, marcaram presença na audiência o presidente do SINDIPI, Giovani Monteiro; o presidente da Federação de Pescadores de SC Ivo Silva; o presidente do Sintrapesca Manoel Xavier de Maria; o secretário de Pesca e Aquicultura de Itajaí, Agostinho Peruzzo; o vice-presidente do SINDIPI Fernando Pinto das Neves; o vereador de Itajaí Fernando Pegorini e o presidente da EPAGRI Luiz Hessamann.

Políticos lá
Do Fórum, participaram: O coordenador, deputado turco-careca Esperidião Amin (PP), senador Dario Berger (PMDB), Deputados César Souza (PSD), Décio Lima (PT de S) Geovania de Sá (PSDB), Marco Tebaldi (PSDB), Rogério Peninha (PMDB) e Ronaldo Benedet (PMDB).

Em Itajaí
Ainda no embalo dessa questão da pesca e a famigerada portaria 445, Amin esteve ontem no Sindipi, em Itajaí pra discutir a situação e, combinar o texto de uma carta que será encaminhada ao ministro por conta de que será feita uma nova portaria, mas o “rascunho” que o ministro da Pesca, leu na reunião em Brasília, pontua que a palavra final é do Ministério do Meio Ambiente.

Pastel de camarão
Pra evitar surpresas e dissabores Amin vai entregar a carta à Barbalho. O turco careca, Amin, acompanhado dos vereadores Dedé da Murta e Fernando Pegorini, visitou o alcaide JB e, se lambuzou, degustando um pastel de camarão no Mercado Público. Foto no Blog do JC, no site impiçado do DIARINHO.






 


Fotos






Data de publicação: 09/03/2015 Comentários

Eleição no Guarani

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A sociedade Guarani está em período de eleição para o Conselho Deliberativo. Pela primeira vez nas últimas décadas há uma chapa de oposição, liderada pelo prof. Alexandre Kleis. No finde, a chapa da situação divulgou, via zapzap, que, entre seus conselheiros, estaria o reitor da Univali, Dr. Mário César dos Santos, e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini.

Não assinou
O reitor nega ter assinado qualquer termo de adesão, e estaria bastante incomodado com a situação. O prefeito teria sido orientado pelo chefe de gabinete, Manoel Rodrigues da Conceição, o Nelinho, que sensato aconselhou o prefeito JB, a não se envolver nisso, mas contrariou a sugestão e, atendendo pedido da eterna locomotiva do society Renato Ribas e do vereador Rafa da Padaria (PRP), assinou o termo de adesão.

O levaram
Membros da chapa de oposição, correligionários do alcaide, ficaram bastante desagradados com a situação do prefeito JB, ter aderido à chapa de situação, por insistência do Renato Ribas que faz tempo tá longe do mundo, trancado na prefa, e do Rafa da Padaria, que chegou agora, e ainda cheira pão e leite. Existem dois lados e os dois prezam o prefeito. Assumir um lado é complicado.

Na verdade
Ainda tem associado da entidade que bufa e reclama por conta dos atuais mandatários que comandam o Guarani, terem passado nos cobres o baita terreno da sede da entidade lá na praia Brava para o Brava Home, cujo valor recebido, hoje, não compra dois apartamentos no referido empreendimento. Ai, ai, ai que dor!


Fotos






Data de publicação: 06/03/2015 Comentários

Marcelo Achutti, o Quero, Quero esclarece

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

Boa tarde JC, gostaria de fazer alguns esclarecimentos.


01-Não sou vice-Presidente e também não faço parte da diretoria do Centro Educacional Vianna de Carvalho;

02-Quando assumi o cargo de Secretário de Articulação, a entidade filantrópica já era conveniada com Município a mais 30 anos ;

03-Em relação ao meu irmão André , mesmo não concordando seus posicionamentos políticos, eu respeito o caminho que ele quis segui,r por sinal e competente no que faz . Pelo menos ele TRABALHA ,Vereador Claudir

04--O Vereador Claudir Maciel , no ano 2003 era líder da oposição , e a sua irmão era ASSESSORA DO DEPUTADO ESTADUAL DADO CHEREM DO PSDB. dai não tinha problema algum?

05- também não fiz parte do Governo Rubens Spernau , em 2008 ajudei o Prefeito na sua eleição.

06 – Claudir falava que era Amigo do Piriquito , e adversário do Pavan, hoje morre de amores pelo Pavan. então vereador Claudir pulou de galho em galho?

7- Eu devo ter criado mau estar, eu desafiei na tribuna da câmara e faço novamente mesmo desafio, que ele aponte uma única obra em Balneário Camboriú , no período que ele foi Secretário Regional. Até o teto da escola estadual caiu .

um forte abraço

Marcelo Achutti 







Data de publicação: 04/03/2015 Comentários

Isolado e em baixa...

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


O homem pássaro, prefeito Edson Periquito (PMDB), só arruma confusão. Na posse do comando da PM de BC fez um discurso descabido, de enfrentamento a PM, atacando o comandante anterior e a própria instituição polícia militar. As fotos do site da PM de SC demostram o desconforto que a infeliz fala do prefeito provocou nos presentes. 

Vergonhoso!
A falação desastrada do prefeito causou mal estar. Foi preciso segurar um oficial da corporação que queria dar uns catiripapos no psitacídeo Piririca. Ele é, talvez, um dos piores prefeitos que a cidade já elegeu. Secretários sendo investigados por corrupção, obras milionárias inacabadas e habilidade política zero... Poderia renunciar, pelo bem de Balneário Camboriú!


Fotos






Data de publicação: 02/03/2015 Comentários

Pacote histórico

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


A respeito da nota publicada na coluna, a qual questiona realizações do ex-governador Leonel Pavan na área de segurança pública para Itajaí e região, quando da visita e pedidos dos vereadores Lu do Pedroni (PSDB) e Dedé da Murta (PP), o atucanado e atual deputado estadual, lembra que foi em seu governo, no ano de 2010, que foi assinado o histórico “pacote de medidas para segurança pública.”.

Cadeião
Mais especificamente para Itajaí, depois de autorizar à construção a obra em 2010, no dia 16 de dezembro do mesmo ano, Pavan se gaba que inaugurou o Complexo Penitenciário de Itajaí, com investimentos de R$ 15 milhões, sem falar em outros investimentos regionais nas áreas de segurança pública que somaram a época mais de R$ 21 milhões. 







Data de publicação: 02/03/2015 Comentários

Eleições ASPMI

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra


Depois de duas décadas marcantes com eleições disputadíssimas na ASPMI (associação dos servidores municipais) foi dado um arrego para a atual diretoria. É que no final desta semana encerrou-se o prazo para as inscrições das chapas interessadas e, segundo o presidente da Comissão Eleitoral, Sr. Paulo Mannes, apenas a chapa de situação representada pelo atual presidente, Ivo Olâmpio Vicente é que se inscreveu regularmente.

Direção aprovada

Sendo assim, restou marcado para o dia 28 de março, às 9 horas, a eleição por aclamação. Pelo histórico dos bons trabalhos, benfeitorias, suporte econômico e defesa dos servidores, comandado pelo Prof. Ivo Olâmpio, a mesma diretoria será reconduzida para o mandato de mais 4 anos, ou seja, até março de 2019.

Três comandos históricos

No curso da ASPMI, fundada em 1964, e que comemorou 50 anos em 2014, a maioria dos presidentes tiveram 1 ano de mandato. Porém, teve três que se destacaram neste trajeto: o falecido Carlos Roberto Seara, servidor, advogado, que presidiu por 15 anos; o fiscal de tributos, contador, Vilfredo Nagel durante 14 anos; e, atualmente o professor Ivo Olâmpio Vicente que deverá completar 16 anos, até 2019







Site auditado pelo IVC

Política de privacidade | Termos de uso | Central do assinante | Dúvidas frequentes | Anuncie | Mapa do site | Expediente | Fale conosco

  Curta o DIARINHO no Facebook DIARINHO 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

www.diarinho.com.br