DIARINHO Online

Pular para o conteúdo

12h10 - Sábado, 19 de Abril de 2014.

Acesso do Assinante

Esqueceu a senha? Clique aqui.

Taisa George

Blogs > Taisa George > Embarque Imediato

Data de publicação: 13/02/2014 Comentários

As diferentes formas de especialização

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

As diferentes formas de especialização


A maioria dos jovens que obtem a graduação decidem dar continuidade aos estudos, porém ficam em dúvida de quais as vantagens de cada curso e qual atenderá melhor seus objetivos. Pós-graduação, MBA e Mestrado são os caminhos mais comuns para se seguir depois de se formar no Ensino Superior. Algumas pessoas pensam que os três são iguais, no entanto, eles são bem diferentes, e destinados a públicos específicos. Por isso decidi fazer esse post para esclarecer algumas dúvidas, pois eu também estou pensando em fazer uma especialização.



Pós-graduação
Existem dois tipos: o Lato Sensu e o Stricto Sensu. O Lato Sensu consiste em uma especialização, que aperfeiçoa aspectos do profissional focado em uma área específica, direcionado para o mercado de trabalho. É indicado para profissionais de diferentes áreas que procuram um diferencial e desejam focar sua atuação no mercado.

Já o Stricto Sensu é direcionado para o aspecto acadêmico das áreas profissionais, e consiste nos mestrados e doutorados. Este tipo de pós e é indicado para quem deseja seguir a carreira de pesquisador ou professor universitário. O mestrado costuma vir ‘antes’ do doutorado, que é mais complexo, exige maior dedicação do aluno, e maior aprofundamento no assunto defendido na tese de conclusão do curso.



MBA
Significa Master Business Administration. Nada mais é do que uma pós-graduação Lato Sensu, ou seja, que direciona para a especialização, o aperfeiçoamento em uma área profissional específica, focada no mercado de trabalho. Mas então por que não chamamos de pós? Porque o MBA se refere especialmente à área de business, ou seja, de negócios e gestão empresarial. É indicado para profissionais com ao menos 3 anos de experiência profissional e com presença já consolidada na área, como no caso de gerentes, diretores e presidentes.

O termo MBA nasceu nos Estados Unidos, e várias escolas e universidades renomadas oferecem este curso no exterior. Já no Brasil, muitas escolas oferecem o MBA descaracterizado, com pouca ligação às raízes da administração de negócios. Portanto, o melhor caminho para o profissional que deseja fazer um MBA é o intercâmbio.




O que fazer para ingressar em um MBA no exterior?
A lista de documentos e de exames necessários varia de acordo com cada universidade, mas geralmente é preciso provar que você domina bem o inglês através de um teste de proficiência como o TOEFL, e que é capaz de raciocínios lógicos, através de testes como o GMAT. Cheque em uma loja do STB qual é a documentação exigida pela escola em que você deseja ingressar, e aproveite para conhecer as opções de cursos preparatórios específicos para estes exames de admissão.



O negócio é não parar de se atualizar, o mercado está cada vez mais competitivo. 







Site auditado pelo IVC

Política de privacidade | Termos de uso | Central do assinante | Dúvidas frequentes | Anuncie | Mapa do site | Expediente | Fale conosco

  Curta o DIARINHO no Facebook DIARINHO 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

www.diarinho.com.br