DIARINHO Online

Pular para o conteúdo

17h12 - Quarta-feira, 23 de Abril de 2014.

Acesso do Assinante

Esqueceu a senha? Clique aqui.

NOTÍCIAS QUENTINHAS

Cadernos > NOTÍCIAS QUENTINHAS > Dream Valley foi liberada por canetaço de Brasília e não de Floripa

VEIO DE CIMA

Dream Valley foi liberada por canetaço de Brasília e não de Floripa

14/11/2012 - 08:45

Tamanho da letraBotão para diminuir a letraBotão para aumentar a letra

Veio de Brasília/DF a resposta que os organizadores do Dream Valley Festival tanto queriam. O parecer técnico que liberou a realização do pancadão no parque Bete Carrero World, na Penha, foi assinado pelo Nubio, que é a divisão de biodiversidade do órgão federal, com sede na capital federal. No documento, que libera e garante que a festa eletrônica não trará problemas pros mais de 700 animais que vivem no zoológico, o argumento principal está baseado na distância entre as caixas de som e os bichos, que inicialmente seria de 200 metros e passou pra 600 metros. Além disso, o Ibama concluiu que a festa, nos dias 16 e 17 de novembro, por ter um moderno sistema de som, não vai atrapalhar a paz da bicharada que vive encarcerada.
Autoridade julgadora de 1° instância do Ibama, Marcos André de Mello, que estava como superintendente interino do órgão em Santa Catarina quando da liberação do parecer, garante que equipes de fiscalização do Ibama vão bater cartão na festa pra analisar se está tudo nos conformes com os animais, avaliando desde os ruídos até a circulação de pessoas nas áreas mais afastadas do evento. “A decisão saiu de Brasília porque é lá que está nossa divisão de biodiversidade, o Nubio, que também faz parte da área técnica do Ibama, assim como o Ditec”, relatou.
A assessoria do promotor Luís Felipe Czesnat, responsável pela 2ª Promotoria do Meio Ambiente da Penha, conta que não cabe ao MP investigar qual divisão do Ibama foi fazer a vistoria no local da festa, se o Ditec ou o Nubio. Segundo ele, como as duas divisões são da área técnica, ambas estão aptas a redigir o laudo. “O material técnico deles autoriza, mas impõe condições, como os tapumes de madeira e grades que estão no caminho da festa até o parque, além de mudanças na disposição das caixas de som”, enumera a assessoria.
A festa tá chegando, mas ainda falta o alvará de funcionamento da polícia Civil da Capital do Marisco. O delegado Rodolfo Farah afirma que os organizadores da festa têm até as 18h de sexta-feira pra entregar as exigências finais que, segundo Farah, são simples. “É tudo documentação que eles já têm e ainda não entregaram, como liberação da prefeitura, dos bombeiros e responsabilidade pelo uso dos brinquedos no festival”, lista, dizendo que não vê impedimentos pra liberação do alvará.
Abaixo-assinado na net
Uma luta inglória está sendo travada pela ONG Frada (Frente de Ação pelos Direitos Animais), de Joinville. A entidade criou um abaixo-assinado, que tá no site www.petição.brasil.com.br, pra que pessoas contrárias à realização do Dream Valley Festival, organizado em parceria pela Green Valley e RBS Eventos, possam se manifestar contra o bate estaca. Até o momento, o documento tem 8850 assinaturas. Ele já foi entregue no Ibama e no Ministério Público (MP). Ana Rita Hermes, presidente da Frada, diz que nenhum dos órgãos se pronunciou a respeito das milhares de assinaturas. Mesmo assim, Ana não pretende desistir e, revela, a entidade pode fazer um protesto no parque durante o evento. “Até os dias da festa vamos seguir batalhando pra que ela não ocorra, porque muitos animais podem morrer”, teme. 

Tags

Dream Valley Festival, Beto Carrero, Música Eletrônica

Envolvidos

  • Ana Rita Hermes.
  • Luís Felipe Czesnat.
  • Marcos André de Mello.
  • Rodolfo Farah.


Ler mais matérias de NOTÍCIAS QUENTINHAS




Comentários

Você precisa ser um usuário cadastrado no portal para visualizar e enviar comentários. Se você tem cadastro faça o login aqui. Se ainda não é cadastrado, clique aqui.



Voltar

Site auditado pelo IVC

Política de privacidade | Termos de uso | Central do assinante | Dúvidas frequentes | Anuncie | Mapa do site | Expediente | Fale conosco

  Curta o DIARINHO no Facebook DIARINHO 2013. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

www.diarinho.com.br